O Macramê é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinário ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual.
Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos maravilhosos, franjas e uma infinidade de formas decorativas, onde cada artista imprimi sua identidade.
A palavra macramê significa “nó”. Há versões que dizem que a palavra vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Mais provável é a origem do árabe migramah, que significa franja ornamental.
Com a conquista da Península Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois por toda a Europa. É uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos.
Na década de 1960,o macramê tornou-se uma técnica de arte e artesanato popular nos Estados Unidos e Europa. Era usada para criar luminárias, penduradores de plantas, pulseiras, colares, roupas, redes, cortinas e outros objetos de decoração.
O Macramê atingiu seu apogeu no início dos anos 70, quando a revista “Vogue” publicou um livro sobre o assunto, elevando-o à categoria de “modern-chic”, essa arte que também foi considerada uma espécie de complemento para o estilo de vida hippie.
Nessa época haviam poucas casas do Reino Unido e dos EUA que não tinham um adereço em macramê em algum lugar.
Hoje em dia essa arte é vista e admirada pelo mundo inteiro, muito usada em roupas, bolsas, acessórios, e principalmente na decoração.
Queridinho dos decoradores, o macramê definitivamente conquistou o coração de quem gosta de peças únicas, feitas a mão e optam pelo estilo boho, urban jungle, entre outros, e até mesmo os mais minimalistas podem ter sua peça exclusiva.
.
.
.
.
#bohostyle #decoraçãoboho #bohodesign #macramê #feitoamao #handmade #usearte #decoração #homedesign #goodvibes
Moda ArmaZen © Todos os Direitos Reservados 2020